Doença inflamatória crônica da pele, a psoríase afeta ao menos 5 milhões de brasileiros
Doença inflamatória crônica da pele, a psoríase afeta ao menos 5 milhões de brasileiros (segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia) e caracteriza-se por lesões avermelhadas no couro cabeludo ou nas dobras da pele, que descamam, causando desconforto e impactos na autoestima.
Tais lesões costumam se apresentar na forma de placas ou serem menores e arredondas – no caso da psoríase gutada (ou gotada).
Conheça, a seguir, alguns mitos e verdades a respeito da psoríase:
É fácil diagnosticar a psoríase – mito
Outras doenças também causam a descamação da pele, como eczema ou dermatite seborreica. Vale salientar ainda que a psoríase difere de pessoa para pessoa. Em alguns casos, somente análise de amostra da pele poderá confirmá-la.
As lesões somem sozinhas com o tempo – mito
Alguns sinais/sintomas podem até desaparecer, mas tendem a retornar em outros momentos. O dermatologista pode ajudar a gerenciá-la.
Psoríase é uma doença simples – mito
Ela é uma doença autoimune crônica, que causa inflamações em todo corpo e impacta a qualidade de vida do paciente. Também pode estar relacionada a obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol, AVC, entre outros. Portanto, precisa ser encarada com seriedade.
É contagiosa – mito
A psoríase não é transmitida através do contato com a pele, pois como já dissemos, é autoimune e relacionada a fatores genéticos e ambientais.
É causada por má higiene – mito
Não possui relação alguma com hábitos de higiene, mas pode ser desencadeada por infecções, estresse ou contato com alguma substância específica.
Não tem cura – verdade
O tratamento apenas visa controlar a doença e fazer com que ela fique mais tempo sem se manifestar.
A exposição ao sol é benéfica aos portadores – verdade
Parte do tratamento consiste em expor-se ao sol de 10 a 15 min por dia ou realizar fototerapia, que também emite radiações UVA E UVB.
Em suspeita dessa doença, clique aqui e agende uma consulta.
Dra. Carina Flores – CRM 31432 | RQE 28396
Dra. Crisley Zanrosso – CRM 40912 | RQE 36297
Dr. Ibsen Diarlei – CRM 36215 | RQE 39730